Cavalera Conspiracy – O Remake de Morbid Visions e Bestial Devastation

Eu sei que esse assunto de regravações é um tanto quanto controverso.

Se por um lado pode-se argumentar que se trata de oportunismo de uma banda/artista ao tentar capitalizar em cima de seu repertório antigo, por outro podemos considerar que certas obras merecem uma revisitada.

Inegavelmente, a tecnologia avança e, com ela, evoluem as técnicas e recursos de gravação. Não só isso, os próprios músicos amadurecem. A experiência costuma aprimorar a técnica e intensificar o sentimento expresso.

Tendo isso em vista, entendo que a nova incursão dos irmãos Cavalera se enquadra na segunda categoria.

Nos seus primeiros lançamentos, o Sepultura enfrentou limitações de gravação, que resultaram em uma sonoridade sofrível.Confesso que nunca fui um grande fã do EP Bestial Devastation ou de Morbid Visions, por vezes considerando-os insuportáveis de ouvir. 

Tanto é assim que seu primeiro hit, Troops of Doom, foi regravado no álbum Schizophrenia justamente porque essa música merecia uma qualidade melhor. Eu tenho certeza que a banda percebeu isso na época. 

Hoje, com a reinterpretação do novo álbum, fica evidente que as canções daquela época tinham um potencial notável. A regravação transformou aquelas antigas faixas quase inaudíveis em genuínos petardos death metal.

Alem do fato incontestável de Igor e Max serem agora músicos mais experientes, destaco a qualidade da produção do álbum. Mesmo sendo uma produção atual, com uma sonoridade intensa que poderia romper os alto-falantes, ela consegue, simultaneamente, manter a essência crua característica de uma gravação dos anos 80.

Max Cavalera, em especial, apresenta uma performance excepcional. Não me recordo de tê-lo ouvido emitir vocais tão desesperados e demoníacos durante seus anos com o Sepultura.

Sepultura, liderada pelos irmãos Cavalera na época, foi uma das bandas mais influentes na cena do metal brasileiro e mundial durante os anos 80 e 90. Esta regravação oferece uma nova visão do início da carreira da banda, permitindo que os ouvintes apreciem a música que ajudou a moldar um gênero inteiro sob uma nova luz.

Nota: 9.0

Deixe um comentário